Casa de Ilusões

Rua General Severiano n°159,Botafogo.Este foi o novo local visitado pelos graduandos de Comunicação Social da UFRJ inscritos na disciplina "Comunicação e Artes" sob a regência da professora Kátia Maciel, no dia 17 de setembro; a Casa Daros. Lugar este que dedica-se a arte contemporânea latino-americana e que faz parte da instituição Daros Latinamericana sediada na Suiça,ocupando no Brasil um casarão neoclássico do século XIX preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. 
Em cartaz atualmente, a exposição Ilusões - que ficará disponível para visitação até o dia 13/02/2015 - apresenta um recorte da coleção sitiada na Coleção Daros Latino-americana, que conta com mais de 1200 obras de 117 artistas latino americanos, produzidas desde os anos 1960 até hoje.Segundo Hans-Michael Herzog, curador da exposição, “a exposição Ilusões abre o olhar para os espaços multifacetados e complexos, difíceis de ser interpre­tados, que oscilam livremente entre uma suposta realidade e a assim chamada ilusão – espaços que estão cheios de inúmeras ficções e projeções, cuja definição mais detalhada foge completamente a qualquer categorização”. As obras apresentadas tinham essa proposta de oscilação entre o real e o não real. Com isso, podemos observar que cada obra e cada artista explorou um recurso diferente que demonstrava essa dualidade entre o real e o imaginário: algumas obras eram expostas em quadros, outras exploravam o audiovisual e também tinham obras onde o público fazia parte delas, como no caso das obras: “Cabiadores” (Provadores) de Leandro Erlich, onde os visitantes entram nesses provadores e andam livremente entre eles, até se “debaterem” com um espelho, pois os mesmos davam a sensação de continuidade infinita dos provadores, e outra, do mesmo artista, denominada “Las puertas” (As portas), onde dar a sensação que a pessoa some do nada, pois não conseguimos vê-la saindo pela porta. Além de Luiz Camnitzer e de Leandro Erlich, a exposição foi contemplada com as obras dos artistas: Los Carpinteros, José Damasceno, Mauricio Alejo, Liliana Porter, Teresa Serrano, José Toirac, Fernando Pareja e Leidy Chaves. Segue abaixo as conclusões a partir de algumas obras de arte analisadas na Casa Daros: 


Arbitrary Objects and Their Titles (Objetos arbitrários e seus títulos), de Luiz Camnitzer, realizada em 1979-2010

Foto: Eddie Marinho, 2014

Trata-se de uma obra a qual quebra a ideia de que a arte tem de se assemelhar ao real, uma vez que o artista utiliza objetos encontrados na rua e os colocam definições que não fazem, necessariamente, alguma associação com a real característica daquele objeto. Porém, dependendo de quem vê e analisa aquela obra, pode-se fazer algum sentido, partindo do pressuposto de que quem de fato dar o sentido à arte não é só o artista, mas também o público que a está observando. Sendo assim, o artigo se finaliza com a seguinte pergunta idealizada pelo o curador Hans-Michael Herzog, para que possamos refletir sobre o que a exposição Ilusões nos oferece como visão de mundo e de arte. “Será que a arte não é mais do que ilusão? Ou será que, no fim das contas, ela é antes real, talvez até mais real do que a assim chamada realidade? O que é, aliás, realidade? A pura ilusão?” 


Two Identical Objects, Luis Caminitzer, 1981
  
Foto: Eddie Marinho, 2014

A frase "Dois Objetos Idênticos" apenas reforça a linguagem não-verbal que de um lado é uma nota de um dólar amassada e do outro um pedaço de jornal amassado. Até mesmo a forma de ambos reforça a ideia de igualdade. Tal produção de Camnitzel nos traz à reflexão de que o diferencial entre as duas peças está na conceituação que fazemos de cada uma. Visto que,apesar de serem feitas à partir do papel,uma é pensada como uma representação econômica compartilhada por certas regiões; e a outra, como um meio de transmissão de informação numa determinada língua compartilhada por um povo."


Del mismo diámetro, Teresa Serrano, 2012

Foto: Site Bamboonet

Segundo Teresa, “Del mismodiámetro” é o resultado de sua observação sobre o significado do toucado usado em três religiões monoteístas que considera estarem associadas as três maiores culturas existentes na humanidade: a cristã, a hebraica e a islâmica.O que chamou a atenção da artista foi o fato dos toucados serem confeccionados todos dentro de um mesmo padrão (17 centímetros). Em sua perspectiva, esses “adornos fundamentais”, para essas religiões, são atributos que conectam o usuário com a sua divindade cultuada.A questão que ela coloca aqui é: todos os humanos são iguais (pelo diâmetro do crânio/cabeça), mas apenas alguns exercem a liderança, ou o poder, cedido pelas divindades reverenciadas, dentro da religião; outro ponto que ela levanta é:esses representantes escolhidos são predominantes do sexo masculino — uma das características de Teresa é essa crítica sobre o sexismo em suas obras.

Além disso, Teresa chama atenção para os conflitos persistentes entre uma religião e outra, nos quais levam fiéis a defenderem ideologias da religião que os levam a violência e matança.
Uma curiosidade da obra é a o fato de ela ter sido concebida e realizada em 2012, dois anos antes do encontro que emocionou milhões de pessoas ao redor do mundo: o abraço entre o Papa Francisco, o rabino judeu Abraham Skorka e o mulçumano OmbarAbboud, diante do Muro das Lamentações, em Jerusalém, em maio desse ano.
Um abraço protagonizado entre os maiores líderes religiosos do mundo, e que coincide exatamente com essa obra da artista.
Teresa Serrano nasceu em 1936, na Cidade do México, México. Vive e trabalha na mesma cidade, além de New York – USA. Entre suas obras mais famosas, estão Diosas de laFertilidad(1993),Mirros(1993-1995) e Ríos (1994).


O presságio seguinte, José Damasceno , 1997

Foto: Site Bamboonet

Trata-se de um terno suspenso alguns centímetros do chão, permeado por dezenas de cordas tensas, que moldam o terno, ao mesmo tempo em que cria um óptico interessante e subjetivo. É característica de trabalho José Damasceno criar objetos e instalações que exploram as formas escultóricas de algo, usando materiais industriais, como a madeira, o concreto e o alumínio – que levam o artista a alcançar o limiar dessas formas. Então, Damasceno trabalha com essas questões vertentes de contrastes, como: superfície e profundidade, de solidez e gravidade. Mas a principal característica de Damasceno é o seu interesse em criar relações entre o raciocínio humano, a ideia, para entender e constituir um significado para os objetos que dão forma à sua obra.Esse trabalho de constituição entre o significado e a obra, excitado pelo artista, levam o espectador ao afloramento de seus sentidos sensoriais. Como, por exemplo, em O presságio seguinte, a forma como o artista criou a instalação, e como fez, leva o espectador a uma sensação de curiosidade e afins quase inevitáveis para construir um significado para a obra.Para Agnaldo Farias, historiador da arte, José Damasceno não trabalha com os significados representativos dos objetos de forma fixa. Ao contrário, Damasceno transcende essas representações, movimentando-se dentro da “dimensão móvel” existente no objeto. Ele provoca com isso, uma alteração na percepção que se tem do objeto. Em O presságio seguinte não é diferente. Ali está um terno, que não é usado por um humano, como foi pensado antes de ser o que é, mas por cordas tensionadas que dão forma ao terno, como se um homem o vestisse. Essa criação instigante leva o espectador a refletir essa obra misteriosa e bela. O homem também é um objeto, que pode ser colocado e reposto de diversas formas; que precisa de algo para constitui-lo como tal?
Agnaldo Farias vai assemelhar as obras de Damasceno às de Sérgio de Camargo (1930-1990), Lygia Clark (1920-1988), Hélio Oiticica (1937-1980), entre outros.


       A Casa Daros fica aberta de 11h às 19h de quarta a sábado e de 11h às 18h nos domingos e feriados. A entrada para a exposição principal custa R$12 porém às quartas, é gratuita.Já a entrada para os idosos é a metade do valor principal e; crianças até 12 anos,membros do ICOM, professores da rede pública e grupos de escolas e organizações sociais estão isentos de pagamentos, mediante a apresentação de documento de identificação. Para mais informações, acessar: http://www.casadaros.net/


Grupo:
Jaqueline Esteves Ruiz
Thaís Batista
Ednelson Marinho
Carla Caroline

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