Rua General Severiano n°159,Botafogo.Este foi o novo local
visitado pelos graduandos de Comunicação Social da UFRJ inscritos na disciplina
"Comunicação e Artes" sob a regência da professora Kátia Maciel, no
dia 17 de setembro; a Casa Daros. Lugar este que dedica-se a arte contemporânea
latino-americana e que faz parte da instituição Daros Latinamericana sediada na
Suiça,ocupando no Brasil um casarão neoclássico do século XIX preservado pelo
Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro.
Em
cartaz atualmente, a exposição Ilusões - que ficará disponível para visitação até o dia 13/02/2015 - apresenta um recorte da coleção sitiada
na Coleção Daros Latino-americana, que conta com mais de
1200 obras de 117 artistas latino americanos, produzidas desde os anos 1960 até
hoje.Segundo
Hans-Michael Herzog, curador da exposição, “a exposição Ilusões abre o olhar para os espaços multifacetados e complexos,
difíceis de ser interpretados, que oscilam livremente entre uma suposta
realidade e a assim chamada ilusão – espaços que estão cheios de inúmeras
ficções e projeções, cuja definição mais detalhada foge completamente a
qualquer categorização”. As obras apresentadas tinham essa proposta de
oscilação entre o real e o não real. Com isso, podemos observar que cada obra e
cada artista explorou um recurso diferente que demonstrava essa dualidade entre
o real e o imaginário: algumas obras eram expostas em quadros, outras exploravam
o audiovisual e também tinham obras onde o público fazia parte delas, como no
caso das obras: “Cabiadores” (Provadores) de Leandro Erlich, onde os visitantes
entram nesses provadores e andam livremente entre eles, até se “debaterem” com
um espelho, pois os mesmos davam a sensação de continuidade infinita dos
provadores, e outra, do mesmo artista, denominada “Las puertas” (As portas),
onde dar a sensação que a pessoa some do nada, pois não conseguimos vê-la
saindo pela porta. Além de Luiz Camnitzer e de Leandro Erlich, a
exposição foi contemplada com as obras dos artistas: Los Carpinteros, José
Damasceno, Mauricio Alejo, Liliana Porter, Teresa Serrano, José Toirac,
Fernando Pareja e Leidy Chaves. Segue abaixo as conclusões a partir de algumas obras de arte analisadas na Casa Daros:
Arbitrary Objects and Their Titles (Objetos
arbitrários e seus títulos), de Luiz Camnitzer, realizada em 1979-2010
Foto: Eddie Marinho, 2014
Trata-se de uma obra a qual quebra a ideia de que a arte tem de se assemelhar
ao real, uma vez que o artista utiliza objetos encontrados na rua e os colocam
definições que não fazem, necessariamente, alguma associação com a real
característica daquele objeto. Porém, dependendo de quem vê e analisa aquela
obra, pode-se fazer algum sentido, partindo do pressuposto de que quem de fato
dar o sentido à arte não é só o artista, mas também o público que a está
observando. Sendo
assim, o artigo se finaliza com a seguinte pergunta idealizada pelo o curador Hans-Michael
Herzog, para que
possamos refletir sobre o que a exposição Ilusões
nos oferece como visão de mundo e de arte. “Será que a arte não é mais do que
ilusão? Ou será que, no fim das contas, ela é antes real, talvez até mais real
do que a assim chamada realidade? O que é, aliás, realidade? A pura ilusão?”
Two Identical
Objects, Luis Caminitzer, 1981
Foto: Eddie Marinho, 2014
A frase "Dois Objetos Idênticos" apenas reforça a
linguagem não-verbal que de um lado é uma nota de um dólar amassada e do outro
um pedaço de jornal amassado. Até mesmo a forma de ambos reforça a ideia de igualdade.
Tal produção de Camnitzel nos traz à reflexão de que o diferencial entre as
duas peças está na conceituação que fazemos de cada uma. Visto que,apesar de
serem feitas à partir do papel,uma é pensada como uma representação econômica
compartilhada por certas regiões; e a outra, como um meio de transmissão de
informação numa determinada língua compartilhada por um povo."
Del mismo diámetro, Teresa
Serrano, 2012
Foto: Site Bamboonet
Segundo Teresa, “Del
mismodiámetro” é o resultado de sua observação sobre o significado do
toucado usado em três religiões monoteístas que considera estarem associadas as
três maiores culturas existentes na humanidade: a cristã, a hebraica e a
islâmica.O que chamou a atenção da artista foi o fato dos toucados serem
confeccionados todos dentro de um mesmo padrão (17 centímetros). Em sua
perspectiva, esses “adornos fundamentais”, para essas religiões, são atributos
que conectam o usuário com a sua divindade cultuada.A questão que ela coloca
aqui é: todos os humanos são iguais (pelo diâmetro do crânio/cabeça), mas apenas
alguns exercem a liderança, ou o poder, cedido pelas divindades reverenciadas,
dentro da religião; outro ponto que ela levanta é:esses representantes
escolhidos são predominantes do sexo masculino — uma das características de
Teresa é essa crítica sobre o sexismo em suas obras.
Além disso, Teresa chama atenção
para os conflitos persistentes entre uma religião e outra, nos quais levam
fiéis a defenderem ideologias da religião que os levam a violência e matança.
Uma curiosidade da obra é a o
fato de ela ter sido concebida e realizada em 2012, dois anos antes do encontro
que emocionou milhões de pessoas ao redor do mundo: o abraço entre o Papa
Francisco, o rabino judeu Abraham Skorka e o mulçumano OmbarAbboud, diante do
Muro das Lamentações, em Jerusalém, em maio desse ano.
Um abraço protagonizado entre os
maiores líderes religiosos do mundo, e que coincide exatamente com essa obra da
artista.
Teresa Serrano nasceu em 1936, na
Cidade do México, México. Vive e trabalha na mesma cidade, além de New York –
USA. Entre suas obras mais famosas, estão Diosas
de laFertilidad(1993),Mirros(1993-1995)
e Ríos (1994).
O
presságio seguinte, José Damasceno , 1997
Foto: Site Bamboonet
Trata-se de um terno
suspenso alguns centímetros do chão, permeado por dezenas de cordas tensas, que
moldam o terno, ao mesmo tempo em que cria um óptico interessante e subjetivo. É característica de trabalho José Damasceno criar objetos e
instalações que exploram as formas escultóricas de algo, usando materiais
industriais, como a madeira, o concreto e o alumínio – que levam o artista a
alcançar o limiar dessas formas. Então, Damasceno trabalha com essas questões
vertentes de contrastes, como: superfície e profundidade, de solidez e
gravidade. Mas a principal característica de Damasceno é o seu interesse em criar
relações entre o raciocínio humano, a ideia, para entender e constituir um
significado para os objetos que dão forma à sua obra.Esse trabalho de constituição entre o significado e a obra, excitado
pelo artista, levam o espectador ao afloramento de seus sentidos sensoriais.
Como, por exemplo, em O presságio
seguinte, a forma como o artista criou a instalação, e como fez, leva o
espectador a uma sensação de curiosidade e afins quase inevitáveis para
construir um significado para a obra.Para Agnaldo Farias, historiador da arte, José Damasceno não trabalha
com os significados representativos dos objetos de forma fixa. Ao contrário,
Damasceno transcende essas representações, movimentando-se dentro da “dimensão
móvel” existente no objeto. Ele provoca com isso, uma alteração na percepção
que se tem do objeto. Em O presságio seguinte não é
diferente. Ali está um terno, que não é usado por um humano, como foi pensado
antes de ser o que é, mas por cordas tensionadas que dão forma ao terno, como
se um homem o vestisse. Essa criação instigante leva o espectador a refletir
essa obra misteriosa e bela. O homem
também é um objeto, que pode ser colocado e reposto de diversas formas; que
precisa de algo para constitui-lo como tal?
Agnaldo Farias vai assemelhar as obras de Damasceno às de Sérgio de
Camargo (1930-1990), Lygia Clark (1920-1988), Hélio Oiticica (1937-1980), entre
outros.
A Casa Daros fica aberta de 11h às 19h de quarta a sábado e de 11h às 18h nos domingos e feriados. A entrada para a exposição principal custa R$12 porém às quartas, é gratuita.Já a entrada para os idosos é a metade do valor principal e; crianças até 12 anos,membros do ICOM, professores da rede pública e grupos de escolas e organizações sociais estão isentos de pagamentos, mediante a apresentação de documento de identificação. Para mais informações, acessar: http://www.casadaros.net/
Grupo:
Jaqueline Esteves Ruiz
Thaís Batista
Ednelson Marinho
Carla Caroline
Muito pertinente para arte educação. Obrigado.
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