Qual é a sua, "Academia"?


O que te faz manter uma vida e corpo saudáveis? A SmartFit a preço de custo ou uma corrida na praia? Você prefere um ambiente fechado ou a vista do Pão de açúcar para praticar sua atividade física? Você deverá sair com essas perguntas ao visitar a exposição “Academia” de Marcos Chaves na galeria Nara Roelser em Ipanema. Marcos nos proporciona uma auto – reflexão de um ambiente que conhecemos muito, mas usufruímos pouco. Marcos se inspirou em uma cena cotidiana ao andar de bicicleta pelo Aterro do Flamengo: a academia de ginástica ao ar livre feita de concreto e ferro.
Fica claro que Marcos procura mostrar na exposição como as academias são locais importantes no dia a dia dos cariocas. O culto ao corpo e a preocupação com a saúde e a beleza fazem desses locais a segunda casa das pessoas. Porém, também há aqueles que prefiram um contato mais direto e pessoal com esses locais. A praia é o palco principal desta obra, e o ferro e o concreto são coadjuvantes, não menos importantes, dela. Na exposição Chaves transforma e produz aparelhos com o auxílio de madeira, pneus e ferros. Mostrando assim a simplicidade e facilidade de praticar exercícios.

                                     Foto: Divulgação/Leo Aversa – www.oglobo.globo.com



No segundo andar da galeria, Marcos expõe mais de 20 fotografias procurando mostrar diferentes ângulos de uma das paisagens mais conhecidas do mundo, o Pão de Açúcar. O artista retrata nessa série chamada Sugar Loafer, os diferentes contatos, percepções e pontos de vista do lugar. Em algumas fotos, Marcos mostra a ligação social dessa maravilha com os cariocas. E a simplicidade e precisão das fotos abrilhantam ainda mais o trabalho do artista. A fotografia abaixo é a inspiração de Chaves, exemplificando os dois lados da exposição. As academias livres na praia com o Pão de Açúcar como pano de fundo para essa bela cena.





















Foto: Marcos Chaves, Sem Título, da série Sugar Loafer, 2014

Gostou da exposição? Então não deixe de visitá-la. Esta é a última semana da exposição. O horário de visitação é de segunda à sexta das 10h às 19h e no sábado das 11h às 15h. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A Galeria Nara Roesler fica na Rua Redentor 241, Ipanema. Bom proveito!

Integrantes:
David Colocci
Larissa Araújo
Murillo Bazilio
Vivian Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário