Acadêmicos

Abençoado com a "sorte", Marcos Chaves e sua habilidade com a fotografia, consegue mostrar todas as faces da cena mais marcante do Rio. Olhos e olhares voltados para o Pão de Açúcar, e Chaves nos apresenta uma idéia, onde a cena se transforma em cenário e vice-versa. Fazendo uma conexão com a academia popular instalada na orla, ele faz uma sutil crítica ao objetivo da academia moderna, onde se busca apenas o corpo perfeito, diferente da academia popular retratada, que valoriza a saúde. Ironicamente transforma uma galeria de arte em uma academia, mudando seu letreiro e a preenchendo de materiais inspirados na academia popular.

Foto Marcos Chaves - Exposição Suggar Loafer


Sobre a exposição, "Academia", de Marcos Chaves, é interessante destacar a ambiguidade que o artista criou na na própria fachada da Galeria de Artes, com a exibição de um letreiro onde está escrito o título da exposição que propositalmente, confunde e desperta a curiosidade de quem passa em frente ao Espaço Nara Roesler. Além da placa, escrito "Academia", as pessoas podem, mesmo de fora, visualizar parte das esculturas inspiradas em aparelhos de musculação. “As duas instituições mais respeitadas no Rio de Janeiro são as escolas e as academias… de samba e de ginástica, respectivamente”, brinca o artista fazendo o paralelo entre os universos acadêmicos e faz uma crítica à atuais preocupações do governo brasileiro.
Imagem de parte da Exposição Academia, por Marcos Chaves


As pessoas consciente ou inconscientemente acabam participando da exposição. Marcos Chaves consegue fazer com que uma galeria de artes, "interprete" o papel de de uma academia de musculação, assim como uma atriz interpreta a personagem.Isto é comunicação e arte.

Grupo: Adriana Freitas, Claudio Corrêa Filho, Giovan Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário